sábado, 17 de janeiro de 2015

CONTEMPLA O CAMPO? DÊ LÍRIOS!

Quero-os todos, 
nosso todo;
tolos e aprendizes!

Tolos mas felizes,
nos dando iguais 
(o que tanto faz...)
los días grises.

A crise é coisa de outros tempos!
Crises insistem, 
mas elevo o pensamento.

Eles serão livres!
Pensadores,  voadores,
talvez até um pouco dormentes
(de mentes alerta).

Se não querem, 
não saiam aos pais;
não tem (têm) nada demais...

Podem ser até atletas, 
ou asseclas do que escolherem.
Podem premir outras teclas
(se não as temerem...).

Provar de sons distintos,
até dos sem distinção.
Ou imitar meus gritos,
pelos trilhos, de pauta na mão.

Claro que haverá conflitos,

mas não lhes daremos tanta atenção.
Desde que os debelemos,
para uma mais bela repercussão. 

Clara já não me sai tão clara,
e talvez a mudemos em Bruna.
E Luisa, que na cor fosse Lívia,
talvez nos saia graúna.

De Beatriz já não gosto tanto,
do meu canto eu até já a esqueço,
pois agora me soa aos ouvidos
como um "chic" folhetinesco.

Em nomes de homem jamais me detive.
Gosto muito do meu, 
mas de Jrs. me abstive.

Pensei no Thomas do Kundera,
mas aqui seria Tomás.
E vão achar que é homenagem ao poeta,
e o erro vai-me amargar.

Também acho, com ele,
que "as glórias que vêm tarde já vêm frias",
mas nunca lhe perdoou a minha Flor
o ter deixado atrás a Marília.

Acho que não há, dentre os de poetas,
nome que o versejador aprove.
Então vindo-nos meninos, decido:
é a mãe que escolhe!

Mas nada de nomes compostos!
Eles são despojos da indecisão.
E também os nomes pomposos
dão-me alguma aflição.

Então nada de muitos sobrenomes,
e nada de "Fulano César",
nem de "Beltrano Augusto",
nem dessa frescura de "Sicrano Henrique".

(só o perdoo à mãe do Caíque!)

Como ensinar-lhes a simplicidade
carimbando-os pretensos chiques?

O meu sonho era deixar que escolhessem
como vão querer ser chamados.
Mas já vou ficar satisfeito
se deixarem-se ser amados.

Amados e amantes.
Amadores, aspirantes,
mas almas mais velhas que nós.

Vamos aprender com eles,
instruí-los para nos instruirmos nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário