quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

GENTE BONITA (Dura condição)

Para Klik e Bortolo, de um lado.
Para os outros, de outro.
E você, assina a lista do comum?

"How does it feel to be
 one of the beautiful people?".-John Lennon


"Gente bonita":
cuidado com o escopo disso,
com belezas censitárias
eu não assumo compromisso.

Estranha generosidade,
relógios maiores que os braços;
(mais) sentido menos horário:
menos horas, mais abraços.

Tenho dó de trazerem no peito
emblemas de equitação;
às vezes o que têm de cavalos
não passa da educação.

Costumo ver gente mais nobre
pilotando pangarés;
e se a gasolina sobe,
essa gente anda a pé.

Não que o dinheiro vincule
os hábitos e os usos,
mas alguns eu tiraria da zona,
e jogaria no Pólo sul.

Na Zona Nordeste que habito,
a seca ainda não chegou;
e só me molho no açude
do mais rico rock n' roll.

Eu nada tenho contra o Lord
afeito às mesmas guitarras,
mas há palhaços nos Circus
que de rock não entendem nada.

Mas quer saber de uma coisa?,
cada um dá o que tem;
de beleza entendo pouco,
e não custa tantos vinténs.

"Má que beleza!", eu digo,
diante da beleza que faz o que pode;
mas tem gente que só vê beleza
nas MAC belezas de free shop.

E eu prefiro liberdades outras,
como a de talvez nem consumir;
mas sem o carro certo,
desejos há que hão de sumir.

Então cada um que aplique,
se honesto, como quer seu quinhão;
mas as de apliques iluminados
não fazem subir minha condição.

Digo-o descendo Bahia da Floresta:
muita chuva, muita festa;
e não preciso chover desculpas:
cada um sabe o que presta.

Então faça-me um favor:
não preciso de favor nenhum.
Requinte ao máximo seu sabor,
eu assino a lista do comum.


"Nem toda obra se prima.
Nem tudo que é pobre se rima.
Nem tudo que é nobre se esgrima.
Nem tudo que sobra é lixão.
Nem tudo que fito é o que vejo.
Nem tudo bonito eu almejo..."-Vander Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário