quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hay que endurecer, peroooo

Atordoado por conflitos que sempre me partem e fazem partir, tenho incomodado os amigos oferencendo-me a sua complementação de minhas análises de mim. Às vezes dão-me toques no ponto, e vêm-me os “Gabriel, como você aprendeu a andar?” ou “O Gabriel é MUITO inteligente pra MUITO POUCA coisa”, ou “Resolva esse conflito entre o narcisismo e o estado fusionário com o outro”. E é tudo justo. Mas às vezes participam-me a existência de gente outra muito bem resolvida quanto a tudo e de cuja existência jamais participei.  Pode ser que meus olhos atordoados nao se prestem a certa visão, ou pode ser que por aí confundam certeza com discrição.

O fato é que muito do que me dizem me ajuda, tão incômodo quanto seja, e há às vezes dureza que não é cem por cento benfazeja. Pus-me a pensar no quanto me tenho furtado a meus amigos em não lhes dizendo exatamente o que penso ou, às vezes pior, tendo-lhes dito o que parecem querer ouvir, o que um atento sente-se convidado a dizer. Mas, ainda que animal político, não sou político-homem-do-povo (muitas e muitas aspas no “do povo” por favor); não sou então homem-do-povo-por-favor, mas homem-dos-meus-e-minhas-por-amor. E calhava, talvez, agir como tal.

Mas é difícil, porque quem sou eu pra ter certeza do que digo, e quem é e como está o outro para ouvir o que profiro? E como é muita a tentação de agradar tanto quanto ajudar! É preciso um difícil e constantemente reavaliado misto de coragem e ternura para ajudar um amigo. Não se desperta com tapa inopinado o do braço recém tatuado, nem se detém com apito, o desabalado, o aflito.

É preciso, penso, uma firmeza doce, mas sem “doce”.

9 comentários:

  1. Os pedaços do que me dizem, juntos, tornam-se algo. Unindo aos meus cacos os pedaços de partes inteiras é onde eu encontro a unidade.

    Tá, viajei...

    "massa" ;*

    ResponderExcluir
  2. Viajou nada, bem dentro do espírito! É esse o espírito de Natal, potiguar?
    = : )

    ResponderExcluir
  3. Disse o Leo: "Faltou ou faltaram-lhe dizer que: "Quem sabe escrever, escreve errado. Abraços. Curti. Haha!"

    ResponderExcluir
  4. Eu não escrevo (muito) errado mas escrevo errante.

    ResponderExcluir
  5. Caro primo, amigo, "amante", li seu texto distante daqui, de minha janela. Li, ri, matutei, li de novo. Errante, errôneo, errata, não importa; você solta pipa com belas palavras, e sai cortando o nosso céu. E a gente lhe caça, várias estrelas que é!

    ResponderExcluir
  6. Você aprendeu a andar porque cansou de voar, Gabriel. Ia muito longe, e a gente o queria bem próximo.

    ResponderExcluir
  7. = : )

    Por egoísta que soe, cismo às vezes que amamos nos nossos o que temos em comum, e é o que às vezes escapa aos iguais a nós em outra parte.

    Ser partido tem perigos e vantagens.

    ResponderExcluir