sábado, 15 de outubro de 2022

MECÂNICA CELESTE

Para Fafá

A vida é mesmo um sonho
de que não se acorda mas se pode embelezar. 
Trazer perto "quem" de verdade importa,
que "que" é adorno.
Não importa tanto nem se enche o olho.


Canopus, Sirius, Antares.
E tudo avermelha 
todos os meus andares.

Não "ando meio desligado",
ando em sintonia, canalizado.
Não preciso pensar-te às 23:59 para mudar o dia.
Nem às 17:17 para pensar-te com alegria.

Tudo que acalento é verde.
Tudo se ativa.
É tudo doravante.

Em algum museu o passado ainda está acontecendo...
Mas quem vai ao museu senão em terra estrangeira?
Vida mesmo é dia de feira.
E os meus são teus, segunda a sexta.

Como os dias que os separam
e nos reúnem mais.
Aquele tempo-espaço que a tudo se presta.
É tempo de carinho e pode ser tempo de festa.

Como a da retina se te vê,
enquanto os olhos marejam se te perdem.

O futuro é uma terra bendita, mágica,
que vai-se tornando presente conforme se palmilha.
Para o futuro há picadas e trilhas.
O futuro, quando é perto, está a milhas!

Minha preferida miragem.
Um quadro pra que se olha desde o "aqui e agora"
e mais se embeleza quanto melhor se vive.

E o que é viver senão dedicar-se?
É a pessoa,
é uma causa,
e os reúne o amor.

Sim, o amor!
Amor, a incubadora da evolução.
O amor é a esperança,
não a ilusão.

Para ele a conjunção é viável,
abrem-lhe as portas todos os horários.

E eu?

Bem, meu bem,
eu lhe sou favorável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário