quarta-feira, 3 de abril de 2019

LIÇÃO

Para Heloísa BAPE.


Vim de lá pronde vou.
De onde o ar me soprou
os ventos mais inspirados.

Onde alado me sustentei
sem recurso aos pés.
E sem pés sem barro,
apenas fui alçado
a alturas insabidas.

Desconhecidas de mim,
ainda aprendiz.
E quem olha não diz
e já fui suposto professor.

Mas sempre me pareceu distinção
e que não a merecesse.
Mas agora dá-se a ler-se
outra espécie de declaração.

A de amor ao aprendizado
em todos os seus matizes.
Seja Heloísa com seus petizes
ou mestres e alunos de cãs prata.

A saída é a mesma entrada,
e não há nada que mais ensine
que o esforço de ensinar.

Do púlpito, à mesa, no chão.
Nenhum ensino é vão
que emane do amor.

O tempo é sempre adequado,
tanto pro recém-chegado
quanto pro em seu estertor.

A lição é compartida
entre todos os circunstantes.
Ensino agora, aprendo antes.
E toda lição é vida!


CNF-REC, 29/3/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário